2021-11-24 00:00:00

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego já executou 86% do Plano para este ano




O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, anunciou hoje que, nas áreas sob a sua alçada, foi já executado 86% do Plano para este ano.

“No âmbito da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, até à data, já foi executado cerca de 86% do Plano, sendo que, destes, 27 milhões de euros representam medidas covid no âmbito do Emprego. Quer dizer que, se expurgarmos as medidas covid de 2021 e o arrasto de cerca de sete milhões de euros para 2022, verificamos que as verbas alocadas ao emprego e qualificação profissional no Plano para o próximo ano crescem cerca de 11 milhões de euros”, declarou o governante.

Duarte Freitas falava na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, na discussão das propostas do Governo de Plano e Orçamento para 2022.

Para o próximo ano, há o crescimento de 178 mil euros na Juventude e de 1,5 milhões de euros no Comércio e Indústria, garantiu ainda o Secretário Regional.

“No entanto, em abono da verdade, é preciso salientar que as verbas previstas para a Juventude, em 2022, se encontram à partida diminuídas em 235 mil euros com compromissos de 2016 a 2019, tal como acontece em 2021 no montante de 197 mil euros”, reconheceu.

Duarte Freitas assegurou ainda para 2022 “o aprofundamento e alargamento de medidas de apoios à Juventude e à mobilidade regional como o MOOV e a Academia Empreendedora – Escola de Líderes – programa de educação para o empreendedorismo em contexto escolar que, em 2022, conta com a inclusão do Ensino Superior, bem como com a criação de equipas de líderes em todos os municípios dos Açores”.

E prosseguiu: “No Comércio e Indústria, em 2021, também tivemos de pagar cerca de 1,5 milhões de euros relativos a compromissos referentes aos apoios à exportação de 2020. Para 2022, teremos um aumento de verbas e teremos toda a verba disponível pois reforçámos a rubrica neste ano para que as empresas exportadoras não ficassem penalizadas”.

No que refere à Marca Açores, o Secretário Regional anunciou hoje que, “depois de vários meses de trabalho interno”, será lançado, “ainda este mês, o concurso público internacional para a reforma da estratégia de marca para o horizonte dos próximos 10 anos”.

“Estamos também a desenvolver o trabalho, junto de potenciais parceiros, para termos, em 2022, um serviço logístico e uma plataforma digital ao serviço da qualidade superior dos nossos produtos, que potencie e agregue os nossos pequenos produtores e os nossos genuínos produtos”, sublinhou.

No âmbito do Artesanato, serão pagos todos os apoios do Sidart até ao final do ano, com um adiantamento referente a 2022, “para fazer face às dificuldades que os artesões sentiram durante o período pandémico”.
Estão a ser concluídos os trabalhos referentes ao “Fórum da Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos Horizonte 2030”, sendo que no começo de 2022 será lançado “o resultado deste grande processo participativo num Livro Branco que assumirá a agenda de reformas das políticas de formação para a próxima década”.

“Vamos ainda organizar, a partir de janeiro, em todos os concelhos dos Açores, ações de formação rápida em restauração e cozinha, oferendo a oportunidade de empregadores e empregados, em período de época baixa, melhorarem as suas competências. Ao falar de emprego e formação, não posso deixar de apelar, como tenho feito em todas as minhas intervenções publicas, à responsabilidade social dos empregadores e das empresas. É preciso respeitar as pessoas e valorizar as suas competências, dignificar o trabalho e enobrecer as profissões. Temos, pois, um trabalho iniciado e uma visão para o futuro”, prosseguiu Duarte Freitas.

Em 2022, asseverou, serão ainda aprofundadas “as reformas das medidas de emprego, visando combater a precariedade e o desemprego jovem e assegurando, por um lado, que ninguém fique de fora e, por outro, que se melhore e empregabilidade”.