2022-03-17 09:00:00

Governo dos Açores aposta na formação e qualificação dos açorianos no setor da Construção Civil




O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, salientou hoje nas Capelas, em São Miguel, que o Governo dos Açores está fortemente empenhado na concretização da estratégia definida visando a disponibilização de mão-de-obra qualificada também para o setor da Construção Civil e anunciou uma nova fase de candidaturas à medida FORM.AÇORES.

O governante, que falava num encontro de empresários da Construção Civil e com formandos finalistas do curso de Serralharia Civil, garantiu que “estão a ser dados passos firmes no âmbito da qualificação profissional de forma a responder à grande procura que se verifica em algumas áreas, como é exemplo, o setor da Construção Civil”.

Para Duarte Freitas, o encontro deverá permitir, por um lado, a constatação da qualidade da formação espelhada nos ganhos de competências dos formandos, e por outro lado, proporcionar uma aproximação entre profissionais a precisar de emprego e empresários a necessitar de mão-de-obra qualificada.

Na sequência de um processo de identificação das profissões de maior carência no setor da Construção Civil, em parceria com a AICOPA – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores, a Escola Profissional das Capelas ministrou o curso de Serralharia Civil em Construções Metálicas e em Soldadura.

De salientar que, no âmbito da medida FORM.AÇORES, foram submetidas 17 candidaturas, abrangendo cerca de 1.600 formandos, em 104 turmas distribuídas por 6 ilhas dos Açores.

Depois de adiantar que, no próximo mês de abril, será aberto um novo período de candidaturas ao FORM.AÇORES, prevendo-se um ajustamento à medida, o Secretário Regional expressou, aos formandos finalistas, desejos dos maiores sucessos profissionais, no âmbito da sua integração no mercado trabalho, onde há forte procura por trabalhadores qualificados.

“Apostamos, de forma determinada, na qualificação que produza resultados efetivos na empregabilidade das pessoas”, enfatizou o titular da pasta da Qualificação Profissional, considerando que trabalhadores mais competentes e eficazes contribuem para uma maior produtividade, melhor competitividade das empresas e mais rendimentos.

Duarte Freitas disse, ainda, que a atuação do Governo Regional vai para além da promoção da qualificação profissional, disponibilizando medidas de apoio à contratação de trabalhadores pelas empresas, como é o caso do CONTRATAR, que tem tido muito bons resultados na empregabilidade dos Açorianos, no combate à precariedade, no aumento salarial e, consequentemente, na inclusão social, tendo já apoiado 1.776 contratos de trabalho.