2020-08-20 10:22:00

Sérgio Ávila diz que o Governo apoiou integração de 520 açorianos nas empresas




A Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores (MEET), criada excepcionalmente pelo Governo dos Açores no contexto da pandemia de Covid-19, já permitiu a integração no quadro das empresas de mais 520 açorianos só nos últimos dois meses, anunciou o Vice-presidente do Governo, Sérgio Ávila.

Este incentivo, que visa apoiar as empresas açorianas na manutenção do nível de emprego, permitiu assim criar mais 520 novos postos de trabalho permanentes na Região, o que, na vertente do MEET-Converter, representa um apoio adicional às empresas no valor de 3,1 milhões de euros.

“Temos conseguido nos Açores manter o nível do emprego. Mas, mais importante que isso, como demonstra esta medida, além de manter, permite também assegurar um emprego mais estável, dando maior segurança e estabilidade aos trabalhadores nas empresas”, salientou Sérgio Ávila.

O governante manifestou satisfação pela adesão das empresas e dos trabalhadores a mais esta medida que, com o auxílio do Executivo açoriano, constituiu um contributo acrescido não só para a manutenção do emprego, mas também para a sua estabilização.

“Estes resultados superam as nossas expectativas iniciais”, afirmou o Vice-presidente, sublinhando a importância deste investimento “para o reforço dos contratos sem termo, ou seja, com vínculo permanente ao quadro das empresas”.

Para o titular da pasta do Emprego, esta aposta significa que as empresas regionais estão a aproveitar bem os incentivos disponibilizados pelo Governo dos Açores, com vista à contratação permanente dos seus recursos humanos.

Destes 520 novos contratos de trabalho, a maioria está ligada ao sector dos serviços, com destaque para o comércio por grosso e a retalho, a construção civil, bem como o alojamento e a restauração e similares.

A Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores desenvolve-se em duas vertentes, sendo a primeira MEET - Converter, que visa apoiar e incentivar a alteração de contratos de trabalho a termo certo em contratos de trabalho sem termo, ou seja, a integração nos quadros das entidades empregadoras.

A vertente MEET – Renovar apoia e incentiva a renovação com trabalhadores cujos contratos de trabalho terminam este ano, tendo ambas sempre como objectivo principal a manutenção de postos de trabalho.

Esta nova medida de carácter excepcional contempla a atribuição de um apoio adicional no montante de seis mil euros por cada trabalhador que esteja contratado a termo certo e que seja integrado no quadro, com efeitos a 16 de Março de 2020 (MEET-Converter), ou de 1.800 euros por trabalhador a quem a empresa renove o contrato a termo por, pelo menos, mais nove meses (MEET – Renovar).

As candidaturas a esta medida excepcional, que é acumulável com todas as restantes medidas de apoio à manutenção do emprego e à economia, estão abertas até 15 de Janeiro de 2021 e podem ser efectuadas por via electrónica, em https://portaldoemprego.azores.gov.pt.

Para o Vice-presidente, esta medida, a par de um conjunto de outros incentivos que o Executivo tem vindo a desenvolver desde o início dos efeitos da pandemia na Região, demonstra bem a assertividade do Governo
dos Açores, definindo como prioridade a manutenção e a estabilidade do nível do emprego e o apoio às empresas e suas famílias.

Correio dos Açores, 20 de agosto de 2020