2020-08-20 10:35:00

Mais de 500 açorianos integrados nos quadros das empresas




O vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, garantiu que a Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores (MEET), criada pelo Governo Regional no contexto da pandemia de Covid-19, permitiu a integração no quadro das empresas de mais 520 açorianos no espaço de dois meses.

Este incentivo visa apoiar as empresas açorianas na manutenção do nível de emprego. Verificou-se um apoio adicional às empresas no valor de 3,1 milhões de euros.

"Temos conseguido nos Açores manter o nível do emprego. Mas, mais importante que isso, como demonstra esta medida, além de manter, permite também assegurar um emprego mais estável, dando maior segurança e estabilidade aos trabalhadores nas empresas", afirmou Sérgio Ávila, citado num comunicado do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional (GACS).

"Estes resultados superam as nossas expetativas iniciais", referiu Sérgio Ávila. Sublinhou a importância do investimento "para o reforço dos contratos sem termo, ou seja, com vínculo permanente ao quadro das empresas".

Para o titular da pasta do Emprego, esta aposta significa que as empresas regionais estão a aproveitar bem os incentivos disponibilizados pelo Governo Regional, com vista à contratação permanente dos seus recursos humanos.

Ainda segundo o comunicado do GACS, destes 520 novos contratos de trabalho, a maioria está ligada ao setor dos serviços, com destaque para o comércio por grosso e a retalho, a construção civil, bem como o alojamento e a restauração e similares.

A Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores desenvolve-se em duas vertentes, sendo a primeira MEET - Converter, que visa apoiar e incentivar a alteração de contratos de trabalho a termo certo em contratos de trabalho sem termo, ou seja, a integração nos quadros das entidades empregadoras.

A vertente MEET - Renovar apoia e incentiva a renovação com trabalhadores cujos contratos de trabalho terminam este ano, tendo ambas sempre como objetivo principal a manutenção de postos de trabalho.

Esta nova medida de caráter excecional contempla a atribuição de um apoio adicional no montante de seis mil euros por cada trabalhador que esteja contratado a termo certo e que seja integrado no quadro, com efeitos a 16 de março de 2020 (MEET-Converter), ou de 1.800 euros por trabalhador a quem a empresa renove o contrato a termo por, pelo menos, mais nove meses (MEET - Renovar).

As candidaturas a esta medida excecional, que é acumulável com todas as restantes medidas de apoio à manutenção do emprego e à economia, estão abertas até 15 de janeiro de 2021 e podem ser efetuadas por via eletrónica, em https://portaldoemprego.azores.gov.pt.

Sérgio Ávila apontou como prioridade a manutenção e a estabilidade do nível do emprego e o apoio às empresas e suas famílias.

Diário Insular, 20 de agosto de 2020